Vidros especiais

Atualmente existem inúmeros modelos de vidros no mercado, cada um deles com características particulares para atender uma determinada finalidade. A Belle Acoustique, além de ter criado o 1º Laboratório de Vidros da América Latina, atua somente com produtos normatizados pela ABNT, garantindo o sucesso de seu projeto arquitetônico com especificação ideal para a sua necessidade.

Conheça abaixo os principais tipos de vidros e suas particularidades:

Vidros de segurança

Vidro Laminado

Por possuir alta resistência e proteção, já que em caso de acidentes seguido de quebra mantém os fragmentos de vidros suspensos a si retidos na película de PVB (Polivinil Butiral) até a sua substituição, o vidro laminado é considerado de elevada segurança e adequado para diversas aplicações, como: coberturas, fachadas, sacadas, guarda-corpos, portas, janelas, divisórias, vitrines, pisos etc. Além disso, o vidro laminado possui outros benefícios, como a redução da entrada de ruídos externos e a proteção contra os raios UV (Ultravioleta), protegendo as pessoas e evitando o desbotamento e envelhecimento de móveis, cortinas, tapetes e outros objetos.

Vidro Laminado + Temperado

O vidro temperado é um vidro float que recebe tratamento térmico especial (aquecido e resfriado rapidamente) para ficar mais rígido e mais resistente à quebra que um vidro comum (em média cinco vezes mais), seja por impacto, choque térmico, torção ou flexão. Além disso, em caso de quebra produz pontas e bordas menos cortantes, fragmentando-se em pequenos pedaços arredondados.

Vidros acústicos

Você já imaginou estar em uma avenida com muito barulho e ao fechar a janela não escutar mais nenhum ruído? Isso é possível com os vidros acústicos, que impedem que os ruídos passem de um ambiente para outro. Esse conforto sonoro pode ser obtido através de duas soluções equipadas com películas especiais que barram determinadas frequências sonoras: vidro laminado acústico ou vidro duplo (insulado).

Vidro Laminado Acústico

É um vidro laminado com um PVB especial e por isso funciona como um excelente isolante acústico. É um produto inovador que garante uma poderosa proteção contra ruídos, sendo indicado para compor edificações próximas de áreas de ruído extremo, como: autódromos, aeroportos, rodovias, etc.

Vidro Duplo (ou Insulado)

O vidro duplo possibilita a combinação de tecnologias do vidro em uma mesma aplicação, pois utiliza duas ou mais placas de vidro em sua estrutura, formando um conjunto vidros separados por uma camada de ar ou gás. O que confere redução na propagação de som, na entrada de calor (função de isolação térmica) e em uma infinidade de combinações decorativas. Este duplo envidraçamento pode ser composto por qualquer tipo de vidro, melhorando a performance térmica e acústica, além de poder ser equipado com persianas internas, que dão ao conjunto um efeito estético diferenciado.

Vidro Triplo ou Vidro Aeroporto

É um conjunto formado por três placas de vidro paralelas, separadas por dois espaçadores, com as bordas hermeticamente seladas formando em seu interior duas câmaras estanque e desidratadas. Em alguns casos as câmaras podem conter gases inertes para melhorar o comportamento térmico e/ou acústico.

Vidros especiais

Com avanço tecnológico na criação de micro camadas, surgiram inúmeros tipos de vidros especiais com camadas de diferentes materiais e dimensões microscópicas, oferecendo características diferenciadas a cada tipo de vidro, como: controle solar, autolimpante, baixa reflexão e baixo-emissivo.

Vidro de proteção solar

O vidro refletivo ou de controle solar oferece uma solução arquitetônica contemporânea, sendo indicado para portas, janelas, telhados, coberturas e outras aplicações do segmento. Sua tecnologia impede a entrada de grande parte da radiação solar, permitindo a criação de ambientes termicamente agradáveis e a valorização de toda edificação. Da radiação solar que passa pelo envidraçamento, parte é automaticamente refletida para o ambiente externo, e parte é absorvida pelo vidro, minimizando a quantidade de calor que atinge efetivamente o ambiente interno. Com isso a temperatura interna fica mais agradável permitindo reduzir o consumo de energia elétrica com o ar-condicionado e luzes artificiais. São ideais, dentro do conceito de sustentabilidade, por proporcionar condições para obtenção de certificações tais como LEED, Aqua e outras.

Vidro autolimpante

Vidros autolimpantes são produzidos a partir de um vidro float que recebe essa camada especial ainda no seu processo de fabricação. A camada aproveita a força dos raios UV (Ultravioleta) e da água da chuva para combater a sujeira e os resíduos que se acumulam no exterior, mantendo a superfície do vidro limpa. Esse processo possui um caráter sustentável extremamente forte, pois exige menor utilização de água e detergentes na sua limpeza, que também é menos frequente. O vidro autolimpante é visualmente idêntico aos vidros normais, garantindo uma visão nítida em todas as situações e um alto nível de durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo. Deve ser aplicado sempre na parte externa das edificações, como: fachadas, coberturas, janelas, portas, sacadas e em áreas altamente poluídas.

Vidro com baixa reflexão

É um vidro float extra clear (vidro com baixa concentração de ferro em sua composição, sendo extremamente claro e não esverdeado) que recebe uma camada capaz de reduzir a reflexão em 5 vezes, em comparação com um vidro float incolor. São ideais para utilização em vitrines, showrooms, museus, concessionárias, displays e outros tipos de aplicação que necessitem evitar o incômodo reflexo da luz no vidro, que em muitas ocasiões obriga a pessoa a criar sombra em sua frente para observar o objeto que está atrás do vidro.